O episódio teve lugar na primavera de 1141, no Vale do Vez, em Arcos de Valdevez, quando D. Afonso Henriques, após a vitória na batalha de Ourique (1139), rompeu a paz de Tui (1137) assinada com seu primo o Imperador Afonso VII de Leão e Castela, e invadiu a Galiza, conquistando alguns castelos sob protetorado do monarca leonês. Em resposta, as forças imperiais, em muito maior numero, entraram em terras portucalenses arrasando os castelos à sua passagem, descendo as montanhas do Soajo em direção a Valdevez.

  Após algumas horas de refregas e provocações, para evitar a batalha campal e poupar homens e recursos para a luta contra o avanço árabe, foram seleccionados os melhores cavaleiros de ambos os lados para lutarem entre si num torneio ou justa, conforme o uso na Idade Média. A sorte das armas pendeu para o lado português, tendo os cavaleiros leoneses ficado detidos, conforme o código da cavalaria medieval.

  Este foi o episódio decisivo e a última etapa para o nascimento de Portugal, sendo o antecedente da celebração do Tratado de Zamora em 1143

TOURS

PASTOR POR UM DIA

CAMINHADAS

LOBOS

BUGGY´S

ECOVIA DO VEZ