Antes de iniciar esta viagem por uma das mais belas brandas do Parque Nacional Peneda Gerês, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca da Branda da Aveleira.
O que visitar na Branda da Aveleira?
Aldeamento Branda da Aveleira
O aldeamento da Branda da Aveleira, destaca-se pela arquitetura singular, utilizando principalmente xisto, e granito. Caminhe pelo aldeamento e deixe-se deslumbrar pela beleza das casas e da natureza envolvente.
Rio Aveleira
Aos pés do aldeamento passa o Rio Aveleira, curso de água que serviu durante séculos os pastores transumantes. Caminhe nos passadiços de madeira ali instalados, e relaxe ao som da natureza.
Capelinha Sra. da Guia
À entrada do aldeamento encontra-se a capelinha da Senhora da Guia. Lá existem mesas utilizadas em outros tempos pelos Brandeiros e também uma fonte de água fresca.
Miradouro da Branda da Aveleira
Através do miradouro da Branda da Aveleira terá uma vista panorâmica sobre o aldeamento. No inverno é possível avistar com mais facilidade as casas, já no resto do ano as mesmas encobrem-se por arvores autóctones.
Miradouro do Vale do Glaciar do Vez
Tendo albergado em outros tempos um glaciar, o vale rasgado pelo Rio Vez é possível ser avistado através do Miradouro do Vale do Glaciar do Vez.
Branda de Santo António de Val de Poldros
Mesmo ao lado da Branda da Aveleira existe a Branda de Santo António de Val de Poldros, um aldeamento lindíssimo conhecido popularmente por "Aldeia dos Hobbits", alcunha atribuída devido ao elevado número de cardenhas.
Capela de Santo António de Val de Poldros
Na Branda de Santo António de Val de Poldros vai encontrar a capela de Santo António. Com zona de merendas e toda uma área ampla verde, o santuário em granito revela-se uma excelente zona para piquenique em família.
Parque Merendas do Batateiro
Devido à afluência turística desta zona, o Parque Merendas do Batateiro é uma solução com sombra para realizar uma refeição em família. Esta zona é também muito visitada na altura da neve.
Mamoa do Batateiro
A Mamoa do Batateiro é um testemunho edificado da existência de povoamento na época pré-histórica nesta região. As mamoas eram estruturas fúnebres utilizadas para o sepulcro dos que partiam na pré-história.
Branda Bouça dos Homens
Mesmo ao lado da Branda da Aveleira temos também a Branda Bouça dos Homens, um aldeamento lindíssimo que também deve visitar.
Fojo do Lobo da Bouça dos Homens
Os fojos eram armadilhas utilizadas até ao século 19 para capturar caça brava mas principalmente lobos. O acesso ao Fojo do Lobo da Bouça dos Homens deve ser feito a pé e requer robustez física.
Miradouro do Cando
O Miradouro do Cando é um ponto de visita obrigatório. Permite visualizar uma panorâmica fantástica de rebentamentos graníticos, o vale do Rio Pomba e do Rio Peneda.
Charca do Golo da Areia
A Charca do Golo da Areia é um depósito de água que cria um espelho de água de beleza rara. A sua função passa pela retenção de água para proveito do ecossistema, e também para combate a incêndios. O acesso deve ser feito a pé.
Branda de S.Bento do Cando
A Branda de S.Bento do Cando é uma das várias brandas aqui existentes, sendo também um aldeamento lindíssimo que deve visitar. Nesta branda irá encontrar a capela de São Bento do Cando, casas típicas em granito e vistas de cortar a respiração.
Branda da Aveleira é muito mais...
Contudo, ficam aqui listados os principais pontos de visita à Branda da Aveleira.
Comentários