top of page
  • Foto do escritorArcos Tour

Onde Portugal se fez?


“Torneio de Valdevez” | Estação S.Bento - Porto
“Torneio de Valdevez” - Estação S. Bento

Antes de dar seguimento a este tema e iniciar uma viagem no tempo, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca do Concelho de Arcos de Valdevez.

"Arcos de Valdevez, onde Portugal se fez!"

Muito recentemente, o Município de Arcos de Valdevez afirmou-se com um slogan turístico onde diz ter sido em Arcos de Valdevez que Portugal se fez... e foi!


Para fundamentar tal slogan, temos que recuar no tempo até à fundação da nacionalidade, séc. XII.

D. Afonso VII e D. Afonso Henriques - Recontro de Valdevez

1137 | Tratado de Paz de Tui

Os primos D. Afonso VII (rei de Leão e Castela) e D. Afonso Henriques (infante do Condado Portucalense), assinam o Tratado de Paz de Tui, cessando temporariamente os conflitos entre ambos, que vinham já da batalha de Cerneja, sendo que D. Afonso Henriques nunca aceitou a soberania de D. Afonso VII, que se aclamava "Imperador".


Batalha de Ourique

1139 | Batalha de Ourique

Os mouros invadiam a península ibérica.

No Baixo Alentejo, nos campos de Ourique, inesperadamente um exército mouro saiu ao encontro do exército cristão comandado por D. Afonso Henriques, porém, apesar da inferioridade numérica, os cristãos venceram.

A vitória cristã foi tamanha, que D. Afonso Henriques resolveu autoproclamar-se Rei de Portugal (ou foi aclamado pelas suas tropas ainda no campo de batalha).


Condado Portucalense

1139 | Invasão à Galiza

Após a vitória na Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques rompe o Tratado de Paz de Tui, invadindo a Galiza, numa iniciativa militar com sabor a traição, em que terá conquistado alguns castelos na região tudense.

D. Afonso VII, todavia, rapidamente recuperou Tui.

D. Afonso Henriques, que nunca reconheceu o título e respetivos direitos de imperador a seu primo, terá também com esta iniciativa marcado posição relativamente a essa sua recusa de vassalagem, que se estenderia ao seu projeto político de formação de um reino independente (Portugal) a partir do condado Portucalense.


Torneio de Valdevez

1141 | Torneio de Valdevez

Em resposta à invasão à Galiza, o exército de D. Afonso VII entrou em terras portuguesas, descendo a Serra de Soajo em direção ao vale do Rio Vez, onde se encontrava acampado D. Afonso Henriques. Após algumas horas de refregas e provocações, para evitar a batalha campal e poupar homens e recursos para a luta contra o avanço dos Mouros, D. Afonso Henriques e D. Afonso VII decidiram fazer um "bafordo" (torneio medieval).

Foram selecionados os melhores cavaleiros de ambos os lados para lutarem entre si, num torneio conforme o código da cavalaria medieval.


D. Afonso Henriques venceu!


Este episódio histórico ficou conhecido como:

  • Torneio de Valdevez

  • Bafordo de Valdevez

  • Recontro de Valdevez

  • Reencontro de Valdevez


Tratado de Zamora

1143 | Tratado de Zamora

Sendo que D. Afonso Henriques foi vitorioso perante D. Afonso VII no Torneio de Valdevez, cerca de 2 anos depois, é assinado o Tratado de Zamora em que:

  • D. Afonso Henriques conquista a independência.

  • O Condado Portucalense passa a se chamar Portugal.

  • D. Afonso Henriques é coroado Rei.


Monumento Recontro de Valdevez - Arcos de Valdevez

Síntese...

Obedecendo ao raciocínio, e tendo em conta que o evento que antecede e origina o Tratado de Zamora (nascimento de Portugal) é o Torneio de Valdevez, pode-se assim afirmar que foi em "Arcos de Valdevez, onde Portugal se fez!".


D. Afonso Henriques - Paço de Giela

Todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Julho, no Paço de Giela em Arcos de Valdevez , o Município de Arcos de Valdevez organiza uma feira medieval gratuita, em que é realizada a reconstituição teatral do Recontro de Valdevez! (ver: agenda CMAV),


Fica o convite!


313 visualizações

Comments


Atividades:

bottom of page