O QUE FAZER? | O QUE VISITAR? | ONDE DORMIR?

Faltam palavras para descrever esta Serra...
A Serra do Soajo, no coração do Parque Nacional Peneda Gerês, a "única" serra entre o Rio Lima e Castro Laboreiro (Anacronismo da Serra de Soajo), eleva-se a 1416 m de altitude no seu pico denominado de Pedrada (localização), sendo a mais alta do Alto-Minho.

Com uma relativa orientação norte-sul, esta magnifica serra, encontra-se inserida no concelho de Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço, fazendo inclusive fronteira com Espanha a par do Rio Lima, albergando uma riqueza incalculável de capital simbólico e edificado, muito bem preservada, desde a cultura à biodiversidade.
Foi recentemente descoberto (08/2020) na Serra de Soajo, o Acampamento Romano de Soajo, remontando à conquista da península Ibérica, tendo em conta a sua localização no ponto mais alto (Pedrada) para poder controlar o inimigo.

O seu nome “Serra do Soajo”, deriva da Vila de Soajo, outrora sede de Concelho, e uma das povoações mais antigas de Portugal, onde o pico (Pedrada) se encontra inserido.
A Vila de Soajo, em outros tempos, destacou-se por ser um polo “turístico” das montarias reais, que eram realizadas na dita serra, onde ainda se encontram os Fojos do Lobo (9 no total).

Nasço no seu seio,
em direção Norte, bem lá em cima,
com saudades volto para trás,
para me despedir de minha mãe
a Sul no Rio Lima.
Ass: Rio Vez

