Antes de iniciar esta viagem por um dos ex-libris do Parque Nacional Peneda Gerês, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca da Vila de Soajo.
O que visitar em Soajo?
Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo
O primeiro ponto de visita a Soajo, e sem dúvida ponto obrigatório, é o Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo, antiga Câmara do Concelho de Soajo e também prisão. Neste pequeno museu irá conhecer mais acerca da Vila de Soajo e do seu povo.
Antes de visitar o Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca do mesmo.
Pelourinho de Soajo
No mesmo local onde se encontra o Centro Interpretativo, ou seja, no Largo do Eiró, está também o Pelourinho de Soajo, este, símbolo indiscutível do povo Soajeiro e sinónimo de justiça, pois era lá que eram julgados os malfeitores.
Espigueiros de Soajo
Um pouco mais abaixo, a cerca de 3 minutos a pé, estão os 24 Espigueiros de Soajo, ícone que mais faz lembrar esta terra de norte a sul do país.
Os espigueiros, eram e são armazéns utilizados para conservar/armazenar o milho, "o ouro do Minho".
Ponte da Ladeira
A Ponte da Ladeira, é uma ponte medieval localizada relativamente perto do que era o centro do Concelho de Soajo, em tempos, ponto de passagem principal para a zona Este.
O acesso a esta ponte é feito unicamente a pé por caminhos de terra e empedrados, apresenta desnível, e deve ser feito com cuidado.
Miradouro de Cunhas
O Miradouro de Cunhas, recentemente modernizado com uma estrutura em vidro, é também sem dúvida um ponto de passagem obrigatório em Soajo. O mesmo, permite vislumbrar talvez a curva mais impressionante do Vale do Lima.
O acesso ao Miradouro de Cunhas, é feito a pé, inclui algum desnível e deve ser feito com cuidado.
Barragem de Lindoso
Entre Soajo (Arcos de Valdevez) e Lindoso (Ponte da Barca), encontra-se a Barragem do Alto-Lindoso.
Esta barragem, diferencia-se de todas as outras a nível nacional, por ser a mais potente derivado ao elevado desnível que o Vale do Lima permite originar.
Miradouro da Várzea
O encoro da Barragem de Lindoso, origina um autêntico espelho de água entre montanhas, permitindo assim, a visualização de um quadro natural de beleza rara, visto desde o Miradouro da Várzea.
Aglomeramento Rural da Várzea
Em outros tempos Vila e Concelho, hoje a Freguesia de Soajo é composta por várias aldeias, das quais, a Aldeia da Várzea, um lugar caracterizado pelo silêncio da serra e a brisa do Vale do Lima.
Se quiser por momentos tentar esquecer tudo e esvaziar a mente, talvez seja este o local indicado, "a aldeia do esquecimento".
Miradouro de Tibo
Miradouro de Tibo... não há palavras que cheguem para descrever este miradouro, ou tão pouco para contabilizar o número de visitantes que já por aqui passaram.
Este miradouro, permite avistar a Serra Amarela e a Serra do Gerês, o Vale do Lima, Espanha, o Vale da Peneda e o Vale do Rio Pomba.
Apesar de todos distintos, talvez seja este, o miradouro nº 1 de todo o Parque Nacional Peneda Gerês.
Aglomeramento Rural de Adrão
A Aldeia de Adrão, localizada na zona norte de Soajo, permite por momentos viajar no tempo.
Visite este aglomeramento rural e não se esqueça de estar atento a todos os pormenores.
Miradouro do Coto Velho
O Miradouro do Coto Velho, fica empoleirado sobre Soajo, e permite uma visão panorâmica sobre a Vila.
Porta do Mezio
A Porta do Mezio, é uma das 5 portas do Parque Nacional Peneda Gerês (uma em cada concelho).
Este local é um centro interpretativo e educativo, onde poderá aprender mais acerca da fauna e flora do parque, e da cultura regional.
Anta do Mezio
A Anta do Mezio, localizada ao lado da Porta do Mezio, é o registo milenar da existência de povoações pré-históricas nesta região.
As antas ou dólmens, eram antigos túmulos onde eram colocados os que transgrediam.
Baloiço do Mezio
Também perto da Porta do Mezio, encontra-se o Baloiço de Mezio "o maior de Portugal".
Neste photo point poderá captar fotos espetaculares.
Porta do Sol
A cerca de 100m do Baloiço do Mezio, está a Porta do Sol.
A Porta do Sol é um photo point, tendo por fundo a Freguesia de Cabana Maior.
Lagoas da Travanca
Se estiver com ideia de se banhar, ou simplesmente quiser tirar umas fotos às quedas de água, a 100m da Porta do Sol estão as Lagoas da Travanca.
O acesso a este curso de água é feito a pé através de um passadiço, incluindo algum desnível, escadas, no qual deve fazer algum cuidado.
Já no curso de água (lagoas), deve ter muito cuidado ao caminhar e onde coloca os pés, pois são zonas muito escorregadias.
Também neste local, nomeadamente na queda de água, existe um escorrega natural, contudo deve fazer sempre cuidado. (centro da foto)
Mosteiro de Ermelo
Em tempos pertencente à Vila de Soajo, na Freguesia de Ermelo existe o Mosteiro de Ermelo.
Este mosteiro, terá sido provavelmente edificado por D. Teresa, e pertenceu à ordem cisterciense.
Normalmente a porta lateral encontra-se aberta para que possa visitar o mesmo.
O acesso é feito unicamente a pé.
Ponte Medieval de Ermelo
À imagem da Ponte da Ladeira, a Ponte Medieval de Ermelo, era em outros tempos, o único ponto de passagem para a zona Sudoeste do Concelho de Soajo.
O acesso é feito unicamente a pé.
Ecovia de Ermelo
Na margem do Rio Lima, por baixo do Mosteiro de Ermelo, encontra-se a Ecovia de Ermelo, onde poderá realizar uma caminhada saudável sem desnível.
Antes de visitar a Ecovia de Ermelo, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca da mesma.
Miradouro da Pedralta
Dos vários miradouros enunciados, este é o mais recente, o Miradouro da Pedralta.
Caso tenha possibilidade, não deixe de visitar.
1ª Hidroelétrica Portuguesa
"Uma relíquia ao abandono."
Esta foi a 1ª Hidroelétrica Portuguesa, construída ainda em tempo de reis, mãe da Barragem de Lindoso.
Hoje encontra-se ao abando, com uma promessa por cumprir relativamente à sua reabilitação para fins interpretativos/educativos.
Não é possível entrar, contudo a estrada fica mesmo ao lado. Deixe-se impressionar palas dimensões dos tubos que faziam descer a água até as turbinas onde se gerava a energia.
Poço Negro
Nesta região, a lagoas chama-se "poços", isto devido às suas características e profundidade.
O Poço Negro em alturas de calor, é visitado por centenas de turistas que se banha nestas águas mais frias.
O nome deste poço está relacionado à sua profundidade que cria uma cor escura na água (foto), inclusive há quem diga que ninguém consegue tocar o seu fundo (cuidado não é um desafio, podendo ser perigoso).
O acesso é feito através de escadas com algum desnível, e deve ser feito com cuidado.
Poço das Mantas
Caso o Poço Negro esteja lotado, poderá sempre optar pelo Poço das Mantas, este já com intervenção humana, nomeadamente ligado à retenção de água para as regas do cultivo.
Soajo é muito mais...
Contudo, ficam aqui listados os principais pontos de visita a Soajo.
Comments